sábado, janeiro 27, 2007

Líbano: “A guerra nunca acaba, nunca acabará”


Por Brenno Sarques

Há 22 anos no Brasil, Youssef Elias El Khoumy, católico, saiu do Líbano aos vinte anos de idade. Veio passar o carnaval de 1985, visitar alguns parentes, e acabou fixando moradia em Campinas, bairro onde mora e se diz apaixonado até hoje. Preocupado com a onda de violência entre os próprios libaneses, Youssef fala de política, esperança e do histórico conflito no Oriente Médio, causado principalmente, pela presença forçada de Israel na região.

O acirramento entre governistas e oposicionistas tem algo a ver com a guerra entre o Líbano e Israel do ano passado?

Esta guerra que acontece agora no Líbano é diferente das outras, por que mistura sunitas, xiitas e católicos. Alguns apóiam o primeiro ministro Fouad Siniora, outros são contra e apóiam o presidente Emil Lahud. A raiva do povo contra Siniora é causada porque ele apóia Israel, não usou o exército Libanês na invasão israelense no Líbano, ano passado, e não faz nada para que as tropas de Israel desocupem regiões no sul de meu país.

Israel ainda controla territórios libaneses?

Sim. Ainda existem duas pequenas cidades no sul do Líbano sob controle dos israelenses. Até pouco tempo atrás, eram três cidades.

A situação começou a piorar depois da morte do ex-premier Rafik Hariri, em fevereiro de 2005 (em um ataque com um carro-bomba no centro de Beirute, capital do Líbano, matando 23 pessoas)?

Certamente. Aquilo foi tudo uma armação de Israel para jogar os libaneses contra a Síria. Quando ocorreu o atentado, todos os olhares se voltaram para o governo sírio, mas ele não foi culpado, quem matou Hariri foram os israelenses. Pelo contrário, a Síria, durante os trinta anos que esteve no Líbano, defendeu o país contra Israel, defendeu os muçulmanos e os católicos também. Depois da morte de Hariri, governo e população manifestaram e retiraram as tropas da Síria do Líbano. É isso que os judeus queriam, mas agora, o governo não se mobiliza para retirar as tropas israelenses do sul do Líbano. Siniora deveria ter mandado nosso exército para defender nosso país, nosso patrimônio, junto com o Hezbollah. O pior, é que o filho de Rafik Hariri, Saad Hariri, está junto com Siniora, ambos pró-Israel.

A atual situação pode gerar outra guerra civil como a de 1975-1990?

Com certeza. Vai ser ainda pior, porque antes, eram muçulmanos contra católicos. Agora está tudo misturado, não se sabe em quem confiar, quem é seu amigo ou inimigo. Falei com meu irmão, que é comandante-geral do exército e ele disse que grupos estão parando pessoas na estrada, verificando documentos e, dependendo do seu nome, te matam. A situação é grave, muito grave.

Qual a solução para o conflito?

Acredito que há duas coisas que podem resolver este problema. A primeira é a retirada do exército israelense do sul libanês. A segunda medida é uma nova eleição, colocando um primeiro ministro que se voltasse para o nosso país, que juntasse sunitas, xiitas e católicos em u objetivo comum. Em 2008, haverá eleições para presidente, mas para primeiro-ministro, vamos ter que esperar mais tempo.

O que te fez mudar para o Brasil?

Nasci no norte do Líbano, onde Jesus passou por duas vezes. Estudei engenharia civil durante dois anos, mas tive que parar devido à guerra. Lá é sempre assim: acaba uma guerra e começa outra, a guerra nunca acabará. Israel, Estados Unidos, Europeus, todos têm interesse na região. Estava cansado daquilo.Vim para cá; tinha tios aqui e em São Paulo. Hoje, sou mais brasileiro do que libanês, mesmo tendo visitado meu país por várias vezes. Ano passado, estava pronto para ir, mas Israel invadiu o sul do país, e acabei ficando aqui. Estava me preparando para ir agora, mas o clima fechou. Espero que melhore.

1 Comments:

Blogger Fabiana Alves said...

Oie
disculpa incomodar
mais sou estudante de jornalismo
e vi q vc jah eh formado neh?
sò qria saber c poderia me ajudar em um trabalho q tenho q fazer pra faculdade
cm disse sou estudante
Vc saberia algo sobre os jornalistas q atuaram na época da ditadura??
se puder me ajudar eu agradeceria muitO
tentei o seu contato no orkut e achei seu blog interresante o seus artigos gostei muito parabens
desde de jah ObrigadO
e disculpa o incomodO!
qualquer coisa me add no msn
fabi_oliveira13@hotmail.com

7:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home