sexta-feira, maio 12, 2006

A França avança no processo de combate à poluição do ar

A França aplica uma medida efetiva em seu denominado Plano Clima. O rótulo de consumo de energia para os veículos entrou em vigor, quarta-feira 10 de Maio. Qualquer automóvel novo, posto a venda a partir desta data, deve ser apresentado com uma vinheta que especifica o seu nível de emissão de dióxido de carbono (CO2), em gramas por quilometro. Esta medida segue outra, já em vigor, que é aplicável aos eletrodomésticos. O nível de emissão de CO2 dos veículos varia em sete categorias, de A (menos de 100 g/km) à G (para além de 250 g/km).
De acordo com a classificação estabelecida pela Agência do Ambiente e Controle da Energia (Ademe), apenas o pequeno Smart diesel situa-se em categoria A, com 90 a 95 g/km. Entre motores a gasolina, a Toyota Prius (realmente um automóvel híbrido), tem nota de emissões de CO2 de 104 g/km (categoria B). O nível médio de emissões de CO2 dos veículos novos vendidos em 2005 foi de 152 g/km - ou seja muito ligeira baixa em relação ao ano precedente (153 g/km). Em 1995, o mesmo índice situava-se em 176 g/km. Os construtores europeus comprometeram-se a fazê-lo cair a 140 g/km até 2008-2009. Um compromisso que parece difícil de conseguir. A ministra da Ecologia e o Desenvolvimento sustentável, Nelly Olin, declarou na terça-feira, 9 de maio, durante uma conferência de imprensa, que o rótulo energia "deveria contribuir para influenciar sobre a oferta dos construtores", ao trazer uma melhor informação aos consumidores. Este dispositivo de informação será completado por uma taxa adicional aplicada no mapa cinzento a partir de 1 julho deste ano.
Para todos os veículos postos em circulação desde junho de 2004 cujas emissões de CO2 situam-se entre 200 g/km e 250 g/km, o mapa cinzento será taxado até 2 euros por grama. Para os emissores acima de 250 g/km, a taxa será de 4 euros por grama.. Por exemplo, para um veículo cujo índice de emissão de CO2 situe-se em 320 g/km, sobretaxa aplicada será de 380 euros. Paralelamente, um crédito de imposto de 2.000 euros será concedido para a compra de um veículo novo cujo índice de emissão é inferior a 140 g/km (categorias A, B ou C). Esta soma será levada a 3.000 euros se a compra é acompanhada da destruição de um veículo antigo (matriculado antes de 1997). "Em cerca de seis meses, avaliaremos o impacto do dispositivo”, declarou a ministra Olin. "Se os julgamos insuficientes, vamos tomar novas medidas. Novas disposições fiscais estão em estudo”.

Fonte: Le Monde